Doenças que se confundem com o TDAH no adulto
Doenças que se confundem com o TDAH no adulto
Dr Mario Peres, médico neurologista escreve sobre o diagnóstico diferencial do TDAH
Conheça agora algumas doenças ou condições que podem se confundir com o TDAH no adulto, com sintomas semelhantes aos presentes no déficit de atenção/ hiperatividade, mas que constituem outros quadros.
As doenças que se parecem nos seus sintomas levam aos médicos a necessidade de fazer o chamado “diagnóstico diferencial”. O profissional da saúde vai se utilizar de dados fornecidos pelo paciente e família, de testes ou escalas preenchidas pelos pacientes e também familiares, e em alguns casos exames complementares. O diagnóstico diferencial é importante para definir também as comorbidades, ou seja, doenças que estão acontecendo juntamente com o problema principal, no nosso caso o TDAH.
Os exames subsidiários podem ajudar no diagnóstico, quando há alguma dúvida na diferenciação entre as doenças. Pode-se pedir exames de laboratório (sangue, urina), imagem (tomografias, ressonância magnética), neurofisiológicos (polissonografia, eletroencefalograma).
As doenças que se parecem com o TDAH são:
Distúrbios do sono (sonolência diurna, apneia do sono e outros)
Epilepsia
Déficit auditivo
Déficit visual
Doenças da tireóide
Anemia
Doenças do fígado
Uso de substancias (cafeína, remédios)
Menopausa
Publicado em novembro 4, 2011, em Causas do TDAH no Adulto, Sintomas do TDAH no adulto e marcado como Causas do TDAH no Adulto, diagnóstico, diagnóstico diferencial, neurologia, neurologista, TDAH, TDAH no adulto. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.
Dr. Boa tarde! Eu tenho TDAH e devido a muitos erros no meu novo emprego eu acabei expondo que era portadora, o meu chefe me pediu um laudo que ”quantificasse” o TDAH, justamente para que ele possa saber até que ponto ele pode chegar com as cobranças… e se eu sirvo para exercer a função que exerço que requer ”MUITA ATENÇÃO”.